Antigamente no marketing tradicional (antes do digital), existia um profissional que apenas grandes empresas conheciam: o Media Buyer
Ele era a pessoa responsável por comprar media para as empresas, seja em outdoors, rádios, televisão e etc…
Com a chegada da Internet e do surgimento do Marketing Digital surgiu uma nova forma de comprar midia: as redes sociais.
O ato de comprar mídia nas redes sociais, os famosos “patrocinados” ficou conhecido como Tráfego pago.
Então o que de fato é Tráfego Pago
Tráfego geralmente é associado à trânsito já reparou? isso porque na verdade a palavra tráfego tem relação com quantidade de pessoas/carros TRAFEGANDO em uma via ou lugar.
Se você tem uma loja de shopping por exemplo, existe um tráfego de pessoas no corredor em frente a loja, quanto mais movimentado for esse corredor melhor pra loja concorda?
Nas redes sociais não é tão diferente, existe um tráfego digital de pessoas trafegando as mídias sociais, sejam rolando feeds, explorar, pesquisando um vídeo no youtube ou até mesmo um artigo de blog, existem inumeras formas pelas quais as pessoas tráfegam ou mais comumente chamado “navegam” na internet.
Ganha quem conseguir captar a atenção dessas pessoas mais rápido, e os anúncios online servem para aumentar o tráfego de forma qualificada e capturar a atenção dessas pessoas que estão na internet.
É caro fazer tráfego pago?
Caro e barato são conceitos relativos ao que de fato é entregue, uma ferrari zero km sendo vendida por 100mil reais será extremamente barato, porém um carro popular nesse valor é caro.
Mas respondendo de forma mais objetiva, não é caro.
É possível fazer anúncios a partir de 10,00 por dia de investimento e obter ótimos resultados com isso (dependendo de negócio para negócio).
Mas no geral o tráfego pago é muito democrático e até mesmo as menores empresas conseguem anunciar de forma eficiente na internet.
Como fazer tráfego pago?
A maioria das plataformas e redes sociais possuem um setor específico com soluções pare empresas, basta acessar criar sua conta e começar a anunciar.
As plataformas mais comuns são: Google Ads, Meta Ads, Tiktok Ads…
Mas não é tão simples assim fazer esses anúncios da melhor forma possível, acompanhar e otimizar para atingir os melhore resultados é tarefa pra um profissional cada vez mais demandado no mercado: o gestor de tráfego.
Vale a pena contratar um gestor de tráfego?
Sim, se for um profissional qualificado, o problema dessa profissão atualmente é que a barreira de entrada é muito baixa, qualquer pessoa pode se auto intitular gestor de tráfego e começar a divulgar seus serviços na internet.
Mas contratar esse profissional requer muita atenção, afinal de contas ele vai estar gerenciando seu investimento em mídia na internet, ou seja, cuidando do seu dinheiro!
Uma das maiores escolar formadoras de bons gestores de tráfego é a comunidade sobral de tráfego pago. você pode acessar o contrate um subido e divulgar sua vaga para contratar o prestador de serviço.
Mas se você está lendo esse artigo não precisa ir longe, nós da langer marketing temos todo o know-how em anúncios online para te ajudar a alavancar suas vendas na internet, basta falar com a gente aqui.
Tráfego Pago vs Social Media
O Instagram praticamente criou a profissão de social media, mesmo sabendo que social media não é a pessoa que cuida do instagram muitos empresários associam a exatamente isso.
O Social media verdadeiro é a pessoas responsável pelas estratégias e gerenciamento de toda a comunicação digital da empresa, ele não só agenda postagens mas defini o que vai ser postado, quando e porque, e faz isso em todas as redes sociais que o cliente tiver.
Mas o que difere o Gestor de Tráfego do Social media? ambos são profissionais necessários nos tempos de hoje para uma empresa visionária e que busca resultados online. porém um vai cuidar do tráfego ORGÂNICO. E outro vai comprar tráfego de forma estratégica.
O cenário ideal é quando a empresa tem esses dois profissionais qualificados e alinhados, mas isso não custa barato, então muita empresas optam apenas por ter uma pessoa que posta fotos e vídeos no instagram.
Se esse é o seu cenário nós acreditamos que vale mais a pena investir em tráfego pago pois os resultados são mais rápidos do que o orgânico, e com o tempo e crescimento da empresa você pode contratar um social media qualificado.
Conclusão
Tráfego pago é fazer anúncios online, nas redes sociais. porém o importante é fazer esses anúncios de forma estratégica e constante buscando sempre a melhoria. tenho certeza que trará muitos resultados positivos para o caixa da sua empresa.
E aí quando vai começar a fazer anúncios online no seu negócio?