Tráfego pago para Franqueadora: como vender mais franquias!

Se você está aqui nesse artigo muito provavelmente você tem uma Franqueadora, ou seja já passou pelo processo de formatação de franquias, e está apto a vender franquias e colocar sua marca no mercado.

Ou talvez você seja um vendedor de franquias que faz parcerias com as margas em troca de comissionamento, em ambos os casos esse artigo é pra você.

Tráfego Pago: a melhor maneira de divulgar sua marca na internet

Investir em anúncios online é a maneira mais eficiente de divulgar qualquer marca hoje em dia na internet. prova disso é que grandes marcas investem em anúncios online.

Mas porque faz sentido? bom, praticamente todo mundo está nas redes sociais hoje em dia, inclusive aquela pessoa que tem potencial de virar seu franqueado, e as redes sociais são extremamente democráticas para anunciar, com apenas 6,00 por dia já é possível começar veicular uma campanha (não quer dizer que ela vá trazer resultados).

Uma outra opção bem interessante de divulgar franquias é a parceria com grandes influencers ou famosos, inclusive funciona muito bem. porém o problema desse caminho é que muitos deles hoje em dia querem participação da empresa para divulgar, ou um valor muito caro.

Até que com certa razão, pois de fato trás resultados positivos para as vendas, mas muito empreendedor não tem a verba que eles pedem ou não querem segregar participação da empresa.

Então o tráfego pago se torna a melhor opção, por você ter o controle total do quanto quer investir, aonde vai investir, qual público quer atingir, e em qual velocidade deseja crescer.

A melhor estratégia para anunciar Franquias na internet

Bem, nós aqui da langer marketing temos uma expertise muito boa quando se trata de franchising, já gerimos milhares de reais nesse setor em parceria com a 360 franchising, uma marca de formatação e expansão do mercado.

E com todos esses anos e milhares de reais gerenciador nós chegamos no que mais funciona na divulgação.

E existem alguns princípios básicos para esse sucesso de vendas acontecer.

1- Um bom valor de investimento, a maioria das franquias sugerem valores a cima de 100mil reais, valor esse que apenas 5% da população brasileira tem disponível em caixa, logo é necessário algum investimento em tráfego para ensinar o algoritmo quem são as pessoas certas, além de que o custo por lead esta diretamente ligado ao valor final do produto, se o seu produto custa 100mil reais, não espere um custo por lead de 5,00. o desafio aqui é equilibrar qualidade de lead + quantidade.

2 – Tempo, não espere investir durante 6 meses e já conseguir arrebentar em vendas, a venda de uma Franquia é um processo demorado, existem pessoas prontas para comprar sim, porém é a minoria, a maioria precisa conversar com familiares pois é uma grande mudança e uma tomada de decisão séria pra vida deles, a venda grande pode demorar até 6 meses para acontecer, levando em conta planejamento e preparação do novo franqueado.

3 – Invista em um bom comercial. um time comercial comprometido e que entende de venda grande é fundamental para o sucesso das vendas de franquias.

4 – CRM + trackeamento: quanto melhor for esse conjunto de acompanhar a evolução do lead e saber da forma mais precisa possível de onde ele veio e em qual momento melhor. Isso vai definir com certeza a otimização das campanhas a qual vamos falar a seguir.

Captação de Fundo de Funil simples

Fundo de funil significa basicamente pessoas que estão prontas para comprar, esse é o start inicial das campanhas, aqui o custo por clique atualmente está muito caro, então não se assuste com o preço por lead.

Comece anunciando no Google ads para pessoas que buscam o termo “Franquia + nicho”, exemplo: Franquia de lavanderia autônoma.

Depois expanda em outra campanha para quem pesquisa “Franquia ou franquias” um pouco mais aberto mesmo. mande esse tráfego para uma Landing page, se possível tenha uma landing page diferente para os termos mais abertos, com argumentos de que é bom entrar para o franchising, e outra específica para o nicho, essa já não precisa ter esses argumentos.

Mande os leads para o CRM.

Captação de “topo de funil” simples

Seguindo a mesma lógica de busca, anuncie para palavras e termos relacionados com “oportunidades de investimento”, ou “onde investir dinheiro”, “o que abrir de empresa em 2024” e por aí vai. essa pesquisa de termos e palavras é muito importante.

Aqui o lead é mais desqualificado, e possivelmente é um lead que vai passar bem mais tempo no funil. tenha uma landing page específica para esse tipo de busca, e coloque a menor parte da verba aqui.

Fundo de Funil no Meta Ads

A maior parte da verba está destinada a essa etapa, anuncie para pessoas interessadas em franquia se possível a nível brasil, direcionando e comunicando nos criativos como se a pessoa já quisesse uma franquia, só está decidindo qual.

Leve essas pessoas para um CRM também, aqui nessa etapa, já fizemos milhares de testes, e a forma que mais funciona é através do formulário de lead nativo do facebook, não adianta mandar pra landing page.

Essa informação é outro. acredite. sobre abrir mais a boca do funil na meta, fica a critério do investidor se você tem grana pra torrar, vale a pena, mas não arriscaria isso se sua verba é limitada.

Remarketing

Na etapa de remarketing é onde vai a menor verba, simplesmente porque o público é pequeno e é “nosso” nós já atingimos ele antes com um de nossos anúncios.

Anuncie para quem visitou seu site nos ultimos 60dias, para quem visitou seu perfil de instagram nos ultimos 30 dias e pra quem quase preencher o formulario mas não preencher nos ultimos 30 dias. tudo isso em meta ads.

No google é possível fazer um remarketing muito barato, anunciando com banners e sites aleatórios através da rede de display, apenas para quem visitou seu site, esse anúncio tende a funcionar muito bem para você manter sua marca presente na cabeça do possível candidado a franqueado.

Automação: a cereja do bolo

Isso é algo que ainda estamos desenvolvendo, mas nos testes que fizemos notamos que tende a funcionar muito bem.

O tempo que o vendedor leva para entrar em contato com o lead após cadastro é muito importante, ele pode entrado em um momento de calor do momento, e se ele receber um bom atendimento ainda nesse momento isso aumenta as chances de sucesso e taxa de resposta.

Hoje existem formas de automatizar o funil, para que assim que o lead entre, vá para o CRM e também receba uma mensagem automática no seu whatsapp, e porque não uma ligação automática? não testamos ainda mas é uma possibilidade.

A regra é, tem automação disponível pra algo? testa isso o mais rápido possível.

Conclusão

Use e abuse das informações listadas aqui, e sempre teste coisas novas além do que dissemos aqui. na corrida dos anúncios online e das vendas, vence quem testa mais e mais rápido.

Porém se você está começando, recomendo seguir essas estratégias citadas aqui.

E se você quer expandir sua marca e vender mais franquias, você pode contratar nossa assessoria de tráfego clicando aqui.

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