Como fazer marketing: dicas para começar na sua empresa

como fazer marketing


Saber como fazer marketing da sua empresa é um dos primeiros passos para expandir o seu negócio e atuar em um mercado que cresce a cada dia: a internet.

Logo, permite o crescimento e resultados incríveis, avaliações de métricas reais, entender o que o mercado está pedindo (e oferecer isso), e mais. Saiba como fazer isso!

1) Entenda tudo sobre a sua empresa

Antes de começar qualquer ação de marketing, você deve ter todas as informações que vão ajudar no que virá em seguida. Em síntese, a falta de dados prejudica os passos referente a como as ações vão funcionar.

Então, o cenário interno deve ser avaliado cuidadosamente, considerando quais são os aspectos mais relevantes, funcionamento, equipe, segmentação de público, etc.

sua empresa

Portanto, faça um levantamento completo dessas informações, criando um tipo de cartilha. Você também pode organizar em formato de lista ou como for melhor para analisar e ter em mãos.

Aqui você pode iniciar algumas ações extras, ou ao menos pensar sobre elas. Essas ações funcionam a longo prazo, principalmente no pós-venda.

Enfim, considere fazer parcerias para descontos, calendários especiais, programas de fidelização e assim por diante. Lembre-se de compartilhar todos esses dados com o público de forma clara e objetiva.

2) Planejamento de como fazer marketing

O plano de marketing é uma das principais dúvidas que surgem quando a empresa pensar em aumentar os números. Afinal, saímos do modelo tradicional, com um grande enfoque no meio digital.

Neste aspecto, o plano consiste em definir o que será feito, onde irá acontecer, o que é dispensável ou não e assim por diante.

Então, você vai usar todas as informações que recolheu na primeira dica desse post e separar dados como: quem é o seu público, o que sua empresa oferece, qual o problema que ela resolve, nicho geral de atuação e mais.

Com esses dados em mãos, considere:

  • Onde está a maior concentração do seu público;
  • Qual o problema que você vai resolver e como isso acontece;
  • Quais são as dores que a sua persona tem, envolvendo produto e além disso.

Agora, é hora de esquematizar o marketing. Sendo assim, será definido os dias de postagens nas redes escolhidas e o horário. Cabe destacar que essas redes precisam estar prontas, com a sua identidade visual.

cronograma de posts

Esse planejamento também inclui ressaltar datas importantes do calendário, que merecem posts especiais.

Defina também os formatos de postagens, é bom variar e utilizar todas as linguagens disponíveis na rede, como carrosséis, fotos, stories, lives, reels, etc…

Exemplo prático

Em uma franquia de frango frito no balde, a empresa atua facilitando a rotina, evitando o preparo de porções em casa, trazendo economia de tempo, sabor e a experiência de consumo. Isso deve ser ressaltado no marketing!

Ao mesmo tempo, em ocasiões especiais, as publicações devem focar em reunir pessoas importantes, trazer liberdade e mais harmonia, diversão e companheirismo.

Mas você também pode falar sobre o funcionamento da empresa, como é o preparo do alimento, coisas que só a sua empresa tem (como molhos), diferentes combinações e mais.

3) Cronograma

Com o planejamento pronto, é hora de esquematizar um cronograma mais efetivo.

No início, muitas empresas não se prendem a esse detalhe, já que estão tentando crescer no mercado, ganhar credibilidade e gerar engajamento. Entretanto, isso deve entrar no seu esquema.

Basicamente, o cronograma de marketing avalia o que você quer fazer e esquematiza isso a longo prazo, visando um resultado duradouro. Ou seja, é essencial nas campanhas, principalmente para apresentar produtos e novidades.

Por exemplo, se você vai vender um produto/serviço novo, não basta anunciar no dia, é preciso preparar o público. Então, você vai criar um cronograma onde o ponto principal é o lançamento, mas engajando e mostrando ao público que algo está por vir, evidenciando a dor e mais.

O mesmo vale para datas especiais.  

Em simultâneo, o cronograma facilita o preparo dos posts, para que tudo fique organizado e evitando atrasos.

Como existem ferramentas de agendamento, você pode deixar tudo pronto para ser postado dias antes, mantendo o fluxo das redes.

Acesse aqui o nosso quadro de planejamento de conteúdos:

Dica de ouro

Uma dica especial para criar um cronograma interessante é conhecer os seus concorrentes, e saber o que eles estão fazendo.

Com isso, você terá um direcionamento de ações que estão funcionando ou mesmo o que não fazer. Evitando a repetição e trazendo algo novo.

Por isso, observe o que outras empresas estão fazendo, considere se isso se adapta ao seu negócio, avalie pontos positivos e negativos desses e assim por diante.

Lembrando que jamais copiar ações de terceiros, mas usar como base para um estudo mais profundo do seu negócio, bem como para criações mais efetivas. 

4) Como fazer marketing: pensar além da venda

pensar além da venda

A ideia de campanhas e ações focadas na empresa precisam considerar não apenas os lucros e vendas, mas a forma como o cliente vê o seu negócio.

Na prática, você deve considerar se é visto como um solucionador de problemas ou apenas como fornecedor. Essa última não é a melhor opção.

Quando você é um solucionador, significa que detém a capacidade de resolver um problema, o que vai fazer o público mais feliz. Além de se tornar uma autoridade confiável.

Por isso é importante pensar além da vida, naquilo que vem quando a compra é finalizada, mostrando preocupação com o bem-estar do cliente.

Dessa forma, você pode enviar e-mails para saber se funcionou, se teve problemas, se as expectativas foram atendidas ou não, e assim por diante.

Importante

Em caso de problemas ou reclamações, é essencial oferecer todo o suporte que o cliente precisa.

Na maioria das vezes, ter um pós-venda focado no público evita reclamações em sites e plataformas online (o que não é interessante), e gera credibilidade. Afinal, você está se preocupando com a felicidade do público.

Para isso, o ideal é ter um espaço fácil para comunicação. Como chats, WhatsApp e-mail. Sendo que, quando mais rápido for a resposta, melhor!

Inclusive, lembre-se de cumprir aquilo que prometeu e sempre ouvir o que o cliente tem a dizer.

5) Indicações que valem ouro

Por fim, separei algumas indicações especiais que vão mudar a sua perspectiva de negócio e ampliar o marketing. Assim, será mais fácil prospectar clientes, vender e fidelizar. Confira:

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
×